terça-feira, 7 de junho de 2011

Escravo do livro, Liberto pela palavra.




















Onde está a Liberdade Religiosa?


Professor - Você faria um trabalho sobre o Budismo?

Estudante - Acho que sim. Depende.
Professor - Para ficar mais próximo da nossa cultura poderia ser, ao invés de Budismo, Candomblé?
Estudante - Não, de jeito nenhum!

O medo é uma "ferramenta" da evolução para uma
reação imediata à situações de perigo! Utilizamos principalmente para coisas que não conhecemos. É mais seguro permanecer com o que acontece há anos, que se arriscar fazendo algo novo! Parece coisa de covarde mas é assim desde antes do primeiro Homo Sapiens Sapiens.

Acontece que algumas vezes alguns iluminados, se desenvolvem na sua capacidade mental e se dispõem a controlar esta "ferramenta". Deixando o medo do que não se conhece! E assim fazemos descobertas brilhantes e aceleramos o esclarecimento do resto da humanidade! Pessoas como Cristóvão Colombo e Cabral, que se lançaram ao mar numa época em que muitos acreditavam que a Terra era plana! E o mais importante: pegando um roteiro DESCONHECIDO, que trouxe-lhes ao Novo-Mundo.


Ta certo que os "descobridores" não são os melhores exemplos de compreensão religiosa, pelo contrário! Mas o que importa é a ideia central aqui. Abandonar os medos. Se alguém de uma religião passa a entender um pouco mais de uma outra, não estará traindo a sua própria. E se estiver, que tipo de religião é essa que doutrina a ignorância (falta de conhecimento)? Acho que uma religião assim deve ter tanto medo de perder fiéis que os proíbe de se relacionar de qualquer forma com outras de qualquer tipo. Principalmente se for de matriz africana!

Não estou sugerindo que quem for conhecer o Candomblé irá conhecer um novo mundo! Estou tentando dizer sem o fervor de costume, que sempre que deixamos o medo de conhecer de lado, descobrimos que as nossas verdades absolutas não deveriam vir acompanhadas deste adjetivo!

Antes de finalizarmos queridos leitores, simbolicamente façamos o seguinte:


Quem se considera negro, preto, pardo, mulato ou de qualquer outra etnia oriunda dos povos africanos de pele escura, levante a mão!


Quem considera que as religiões pagãs de falsos deuses são do Diabo, levante a mão.

Quem considera que o que está escrito na Bíblia é a palavra de Deus (portanto a VERDADE) transcrita pelo homem, levante a mão.


Se você levantou a mão para todas as considerações, sinto muito em lhe informar mas, de acordo com as bases da sua religião, você e os seus descendentes estão destinados à maldição divina de escravidão e servidão devido aos
atos de um ancestral comum chamado Cam, do qual os povos de pele escura se originaram.

De acordo com estes escritos da Bíblia Sagrada, mais precisamente em
Génesis, 9, 18-27:
- Maldito seja Canaã! Que ele seja, para seus irmãos, o último dos escravos.
- Bendito seja Iahweh, o Deus de Sem, e que Canaã seja seu escravo! Que Deus dilate a Jafé. Que ele habite nas tendas de Sem, e que Canaã seja teu escravo!

A narração das escrituras segue estendendo às gerações de
Cam, os Camitas, a servidão para com as gerações de Sem e Jafé, os outros dois responsáveis por repovoar a Terra.
“... dentro desta lógica, a pele negra é uma maldição divina devida ao desrespeito e à rejeição da autoridade paterna.” (West citado por Giroux, 1999: 136).

Não quero com isso influenciar a ação de ninguém com relação à religião, eu apenas acredito que uma religião tão controversa e com bases tão questionáveis, não deve "meter o bedelho" nas doutrinas de nenhuma outra religião! E mais, subjugar o povo que sustenta a instituição e não lhes alertar desta maldição, é ou não de se desconfiar destes líderes?
Me desculpem, mas se você acredita que o Candomblé é uma religião do Diabo, eu prefiro acreditar que você realmente está condenado à escravidão, não pelo que está escrito no seu livro, mas sim pela sua ignorância e falta de respeito!