sábado, 28 de maio de 2011

O Chamado Negro


Não me chame de negro,
Porque negro eu não sou...
Eu sou menino preto
Que é como minha mãe me chamou...
Você que é chamado de branco
De negro quer me chamar...
Sei que você não entende,
Por isso vou lhe explicar...
Negro tu usa pro que não presta,
E preto tu não quer usar...
Se tu tem direito de ser branco,
O meu de ser preto tem que respeitar!
Você é rosa e se diz branco,
Eu sou marrom e me chamo preto,
Por isso vim lhe falar:
Vim lhe exigir com toda força respeito!!!
Por: Preto Daniel Orsa.

12 comentários:

  1. por favor não coloque a culpa em todos que tenha a pele mais clara pois não somos culpado do que aconteceu no passado. No brasil é um país de povo misto,não existe pessoa branco, preto ou indígena totalmente todos temos um pouco de cada, e não podemos julgar ninguém pelo seu tom de pele..
    Maria Leonilda

    ResponderExcluir
  2. Exatamente Maria... Mas não culpo os brancos de nada, até pq não falei de nada do passado!!! Falei do presente, do fato de sermos chamados de negros, qndo deveríamos ser chamados de pretos! Entende? Espero q sim! Mas obrigado pelo seu coment. É com críticas construtivas q nos desenvolvemos!!!

    ResponderExcluir
  3. Daniel acho que temos que assumir queem somos...
    e esse negocio de dizer sou branco,pardo ou afro-descendente só mostra cada vez mais que não temos identidade. Somos mestiços e é essa a identidade que o brasileiro deve ter .

    ResponderExcluir
  4. Somos todos mestiços, mas até pra sermos mestiços temos q dizer de que etnias somos: Branco com Preto; Preto com Índio; Índio com Branco! Portanto, a nomenclatura é sim importante! Então,faço minhas estas palavras: "Enquanto a cor da pele for mais importante do que o brilho dos olhos, haverá guerra!" Bob Marley.

    ResponderExcluir
  5. Realmente Daniel, mas as nomenclatura que são dada as etnias as vezes são distorcidas, nem sempre aprovam ser identificados do modo que realmente são. Então se é facil assumir que somos mestiços,deveria facil tbm assumir sua propria etnia. E aceitar que as diferenças é essencial pois essa diferença não ocorre somente pelo pigmento da pele. O ser humano é racionalmente diferente um do outro.

    Dhynne Sousa

    ResponderExcluir
  6. O nosso começo,o começo do negro em geral é sempre o mesmo.Enquanto negra que sou,encaro os dizeres do post como uma realidade, não como um modo de culpar nenhum indivíduo de pele clara.Negra na cor,no sangue,no sonho e raiz; com orgulho,mulher,negra & feliz.
    BELO POST IRMÃOZINHO.

    ResponderExcluir
  7. Vlw Biia Barreto... Vc é seeempre bemvinda!!!

    ResponderExcluir
  8. O brasileiro se diz mestiço, tudo bem é uma verdade, porém eu acredito que isso só serve para tentarem disfarçar as raízes africanas que carregam dentro de si. E no final de tudo muito deles odeiam o fato de ter que se chamar de negro.
    Eu tenho orgulho, e sempre vou lembrar de onde eu vim.

    ResponderExcluir
  9. Boa Dan!
    Me assumo, sou moreninha cor de vinil!
    Pelo menos de coração!!!
    Respeito é bom e esse discurso deve, sim, ser repetido.
    Essa faz parte da nossa identidade cultural e somos em comum acordo nisso. \o

    ResponderExcluir
  10. Pois é Monalisa, Parabéns, vc entendeu perfeitamente! E vc Cal, vc... Eu amo de coração e sei q vc me entende neh vaquinha!!!

    Bjoos

    ResponderExcluir
  11. o fato é que tem muitas verdades para apenas um conceito....
    Maria

    ResponderExcluir
  12. BOA Daniel, Belo Post, isso sim mostra o contexto social em que vivemos em pequenas grande palavras :P, vale a questão da ignorância das pessoas tornando-as cada vez mais sem valores morais por seus atos que desrespeita a cor do próximo. por isso PEÇAMOS RESPEITO! :D

    ResponderExcluir