quinta-feira, 10 de junho de 2010

Cálice, Falo e nós falando!

Durante muitos séculos, e até hoje, numa quantidade incontável de sociedades e culturas diferentes o órgão genital feminino foi e é representado por um cálice, e o genital masculino pela sua forma oposta que varia de espada a lança, mas não de representação sexual. Assim sendo, nas sociedades onde predominou o poder dos homens sobre as mulheres, o símbolo da lança tida como falo se tornou símbolo também de poder. O símbolo do falo é aquela setinha apontando para cima no uniforme dos soldados (^).

Então, quanto mais falos um militar tem no seu uniforme, maior o seu poder dentro da instituição e da sociedade. E isso vai até o presidente da república que é o soberano da nação e é o superior de todos militares das forças armadas do país que governa. Além disso, com a força e influência exercida hoje pelos grandes bancos mundiais, e pelos executivos que os representam (algumas empresas como a Mc'Donalds tem mais capital do que nações inteiras) estes têm tanto ou mais poder quanto um presidente, ou seja, muitos e muitos falos para eles.

Na cultura ocidental surgiu há bem menos tempo, uma nova representação do órgão genital masculino. A exibição de uma ou das duas mãos mostrando o(s) Terceiro(s) quirodactilo(s) estendido(s) com os outros flexionados. Assim, surgiu como uma forma de ofensa, sendo caracterizada esta ação como obscena e nomeada como "dar dedo".

Desta forma, com a globalização, grande parte do mundo sabe o significado do terceiro quirodactilo estendido. Entretanto, uma prática muito antiga também (e esta já deveria ter sido ultrapassada devido à evolução da espécie humana), continua presente mesmo com a inacreditável e salvadora do mundo GLOBALIZAÇÃO. Esta prática é a exploração do homem pelo homem, agora porém, para possibilitar a produção extremamente lucrativa e o consumo completamente descontrolado. Os que estão no poder (e não estou falando de Lula, mais sim em escala global) nos trazem, aliás, nos empurram uma nova forma de ver o mundo, pela qual a felicidade não é alcançada sem passar antes no Mc'Donalds ou na SubWay e se você não estiver calçando um Nike, vestindo uma Levi's ou fumando um Mallboro, esqueça!

Finalmente, e explicando a moral da história, eu não estou aqui para dizer abandonem o capitalismo ou sejamos todos socialistas, longe de mim. Mas vamos observar o que está acontecendo com o mundo. Estão controlando a distribuição mundial alimentícia rigorosamente e matando a África de fome para equilibrar a balança. Isso e tantas outras coisas. Portanto, vamos mostrar a nossa felicidade com a situação do mundo em que vivemos e dar todo o poder para os mais poderosos, dando-lhes tantas representações de falo quanto pudermos. Você decide agora qual das representações irá oferecer.

domingo, 6 de junho de 2010

Capoeira e Originalidade, caminham juntas?

A capoeira é citada por muitos autores como "brasileira e filha de pais africanos". Estes pais africanos sofreram uma desvalorização das suas singularidades culturais desde o momento em que se encontraram trancafiados juntos com povos de diversas culturas. Sendo assim, podemos dizer que a capoeira sofreu influências de todos os povos que participaram de alguma forma do regime de escravidão.

A partir daí, surge o questionamento de se a capoeira mantém a luta em busca "de sua liberdade, dignidade e respeito" que outrora lhe fez ser tão temida e cuidadosamente observada pela elite brasileira.

Podemos dizer que assim como o preconceito racial que hoje se faz de forma camuflada e subjetiva, sendo percebidos apenas pelos que sofrem, e mesmo estes muitas vezes não o percebem; a capoeira mantém a luta pela afirmação racial de um povo, mostrando-lhes que diferentemente do que muitos pregam, a sua cultura também tem muito o que lhes possa orgulhar. Dessa forma mostro-lhes, queridos leitores, um ponto no qual a capoeira permanece original.

"As vezes me chamam de negro, pensando que vão me humilhar,
mas o que eles não sabem, é que só me fazem lembrar
que eu venho de uma raça lutou pra se libertar.

Que criou o maculelê; que acredita no candomblé.
que traz o sorriso no rosto, a ginga no corpo e o samba no pé.
Que criou de uma 'dança' uma luta que pode matar,
capoeira poderosa arma de libertação, brancos e negros na roda
se abraçam como irmãos"

Esta é uma música na capoeira que se enquadra perfeitamente nesta discussão e exemplifica com exatidão o que eu estava a falar no terceiro parágrafo. Além disso, o final desta música traz uma prova de que a capoeira do passado nem sempre foi praticada apenas por negros, mas também por brancos pobres e de várias nações. Pois é comprovado hoje que no Rio de Janeiro, Salvador, Recife e em outras cidades portuárias brasileiras a capoeira era praticada (ilegalmente) por pessoas de diversas etnias. Portanto, a pluralidade de nações e etnias na prática da capoeira se mantém com originalidade.

Finalmente, se eu for pensar e enumerar aqui as características da capoeira como "um instrumento de resistência de um povo à procura de sua liberdade, dignidade e respeito", acabaria por formar um texto grande (e grande quer dizer muito maior que este), cujo enredo caberia perfeitamente num livro. É claro que poderíamos também discorrer sobre a falta de originalidade em pontos específicos da capoeira, mas, eu faria isto apenas se aqui estivéssemos discutindo soluções para tal falta. Assim sendo, atenho-me a falar sobre os pontos positivos da capoeira como um todo, respondendo ao questinamento do meu querido amigo Cleiton, que nos brinda com a sua ilustríssima presença nesta página, trazendo-nos um pouco de sua inteligência carioca.

Abraços a todos e até mais!

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Tira o pé menino, não quer jogar a copa?

Uma onda de contusões está atingindo algumas das seleções mais importantes da Copa e outras que pretendiam dar trabalho. Parece que a bruxa estava solta nesta sexta-feira com quatro contusões diferentes. Diferentes são também os níveis de gravidade de cada uma.

Não bastasse o Beckham que ficou fora da seleção (pelo menos dentro de campo), uma “lesão no joelho esquerdo tira Rio Ferdinand da Copa. Michael Dawson é chamado para substituir o capitão inglês. Após uma dividida com o atacante Heskey nos minutos finais do treino da seleção inglesa na manhã desta sexta, Ferdinand sofreu uma lesão no ligamento colateral do joelho esquerdo. Com o afastamento do defensor, o meia Gerard deverá ser o capitão inglês no Mundial 2010”. (The Guardian).

Aí, pra não ficar só na Europa, a bruxa faz uma escala na Costa do Marfim, “nesta sexta-feira, o atacante Didier Drogba sofreu uma fratura no cotovelo direito durante o amistoso com o Japão. Apesar de informações de integrantes da comissão técnica de que Didier Drogba está fora da Copa , a Costa do Marfim ainda não perdeu a esperança de ter o atacante na Copa do Mundo”.( http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2010/06/04/costa-do-marfim-espera-de-drogba-297341.asp).

Então, voltamos para a Europa para falar dos atuais campeões mundiais que perderam o último amistoso que jogaram (contra o México!!!). E parece que perderam também o Pirlo que sofreu uma lesão de grau dois na panturrilha e virou dúvida na Itália. Segundo informações do jornal La Republlica, Pirlo já retornou ao Milan para fazer novos exames e iniciar o tratamento.
E então, como o Brasil não quer ficar de fora de nada que envolva a Copa, a bruxa passou por aqui também. Hoje o autor do golaço contra o Zimbábue, Michel Bastos, torceu o tornozelo. Mas a CBF afirma que não é grave, tranqüilizando-nos.

Sendo assim onde fica aquele papo de que o jogador, nas vésperas da copa tira o pé das bolas difíceis e das divididas? Pode ser que alguns tenham que rever o que andaram dizendo por ai. Que o diga o Neto!

Resposta aos comentários do Futebol Baiano

Gente é muito bom tê-los lendo e comentando o meu blog. Saibam que estou tendo a experiência de um professor que percebendo o interesse dos alunos nas suas aulas, se pergunta o que levará como tema para que estes não percam e nem sequer diminuam tal interesse. É muito legal a situação de assistindo ou lendo jornais, conversando com pessoas no ônibus (etc.) pensar: Isso daria uma boa postagem. Obrigado a todos e todas por isso.

Agora, respondendo aos comentários de vocês... ...muito obrigado pelas palavras de incentivo, e acredito que vocês compreenderam o que estou propondo aqui. Eu gostaria apenas de esclarecer alguns pontos mal interpretados:

-Eu tentei ser o mais imparcial possível, todos sabem que eu sou vitória, e quem não sabe ficaria sabendo facilmente se tivesse lido o meu perfil na direita da página principal.

-Quem fala que “na Bahia não se joga futebol...” não sou EU, e sim os “Sulistas”.

-Quando se diz que os jogadores jogavam por amor ao futebol e não por dinheiro podemos explicar que não havia dinheiro para que eles se interessassem. Pelo que mais poderiam se interessar? Além disso, o dinheiro que rolava agradava bastante.

-O Vitória não foi de maneira nenhuma “longe demais”, e tem chances sim de vencer o Santos. Aliás, ele é o único que tem, pois todos os outros estão eliminados da competição.

-Eu quero BaxVi pela Série A, pois não podemos fortalecer os times baianos sendo rebaixados ou trocando de posições. Vingancinhas deve ser esquecidas para o bem do futebol baiano e nordestino.

Sei que já escrevi muito e as ressalvas foram feitas, mas tenho que finalizar agradecendo a presença de vocês aqui. E pedir a continuidade deste interesse meus adorados alunos. E antes que algum engraçadinho venha reclamar que não sou professor de nada, falo apenas de forma figurativa no que tange ao afeto de um professor com os seus alunos, se é que atualmente existe afeto entre eles. Mas isso é conversa pra um outro Post e pra outros comentários de vocês eu espero.

Abraço e até mais.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Futebol Baiano


"Na Bahia não se joga futebol, se joga capoeira".

Isso é o que se tem ouvido quando baianos falam de futebol em bares e locais públicos, de conversa e interação do Sudeste e Sul do país.

Para mim que pratico capoeira essa idéia não soa tão ofensiva, pois é um orgulho saber que vivo onde Manuel dos Reis Machado (Mestre Bimba) criou a sua Capoeira Regional Da Bahia. Entretanto fazendo uma análise mais apurada do que isso quer dizer, podemos observar a situação que se encontram os times baianos.

O Esporte Clube Bahia está na Série B do Campeonato Brasileiro de Futebol. Se continuar com o futebol que vem apresentando neste início de campeonato irá subir para a Série A ao final deste ano. Contudo, não irá muito longe na primeira divisão no ano que vem e dificilmente (para não dizer que é impossível) conseguirá ser campeão brasileiro.

Já o Esporte Clube Vitória, que representa a Bahia e junto com o Ceará, o Nordeste na Série A do Brasileirão, vive atualmente um momento de desorientação e ainda não conseguiu se direcionar para as vitórias no campeonato deste ano. É verdade que está na final da Copa do Brasil de 2010 mas enfrentará do outro lado do campo o Santos de Robinho, Ganso e Neimar. E além disso, no alto de seus 110 anos de história, nunca foi campeão nacional.

Apresentadas as situações dos nossos guerreiros, percebemos que o Super-Homem e o Leão estão mais pra Super-Pateta e Garfield! Por favor amigos e amigas não se irritem comigo, pois estou tentando ser o mais imparcial e sincero possível.

Mas o que leva uma região que tem campeões brasileiros e times fortes em torcida e história a estar nesta situação??? A resposta a esta pergunta é mais um trabalho para os leitores deste blog. Comentem ai e em breve eu postarei o que eu acredito que nos colocou nesta situação.

Abraço e até mais...

Apresentação:

Olá todos e todas (se é que tenho mais de um leitor neste blog recém nascido)!!!

Estou criando este blog (inicialmente) para falar sobre o que me der na telha, por isso, acredito que apenas os meus amigos serão os meus leitores. Pelo menos enquanto eu estou descobrindo a respeito do que eu sei falar melhor.

Minhas postagens serão sobre temas variados e eu aceitarei comentários e críticas construtivas. Peço apenas que não sejam muito agressivos. Perguntas também serão aceitas para futuros posts. Mas apenas serão respondidas as que eu tenho um mínimo de entendimento sobre o assunto.

Então vamos lá fazer algo novo e torná-lo interessante.

Asta luego!!!